HC inaugura ala em SP para ampliar atendimento do setor de urologia

HC inaugura ala em SP para ampliar atendimento do setor de urologia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:23

Inauguração de duas modernas salas vai permitir aumentar em 40% o número

de cirurgias urológicas (Foto: Letícia Macedo / G1)

  Uma ala do departamento de urologia do Hospital das Clínicas foi totalmente reformada e ganhou duas modernas salas de cirúrgicas para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira (25).   O investimento de R$ 8 milhões, feito pela iniciativa privada, vai permitir um aumento mensal no número de cirurgias urológicas de 400 para 560. O crescimento de 40% na capacidade vai reduzir o número de pacientes da fila de espera, que já supera 800 pessoas.

“Esse investimento na urologia do HC vai permitir aumentar muito o atendimento gratuito, pelo SUS, de qualidade para toda a nossa população que precisar. O serviço de urologia do HC é um dos melhores do mundo”, afirmou o governador paulista, Geraldo Alckmin, presente na inauguração da ala.

As novas salas estão equipadas com mesas acopladas a aparelhos de raio-X, microscópios cirúrgicos, aparelhos de radiofrequência para a destruição de tumores, crioterapia, laser para tratamento de cálculos, focos em led. Em uma das, será possível a transmissão de imagens ao vivo para um anfiteatro e para um auditório para que estudantes possam acompanhar as intervenções.

“Essa ala é bastante sofisticada sob ponto de vista tecnológico, mas não foi construída para ser apenas uma ala de qualificação. Ela foi construída para que lá se exercesse a medicina na sua dimensão maior que envolve não só a habilidade técnica, mas o humanismo”, afirmou o diretor da divisão de urologia do Hospital das Clínicas, Miguel Srougi.

Mensalmente, a divisão atende em média 5.400 pacientes ambulatoriais, que são encaminhados por ambulatórios de especialidades da Secretaria do Estado da Saúde, de acordo com o Sistema de Hierarquização e Regionalização do SUS.

Anualmente, a divisão de Urologia do HC recebe do governo do estado anualmente R$ 11 milhões.

Quartos tem armários embutidos, iluminação individual e cortinas que separam os leitos (Foto: Letícia Macedo / G1)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições