Hemocentros enfrentam crise por causa da vacina contra rubéola

Hemocentros enfrentam crise por causa da vacina contra rubéola

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A vacina contra rubéola impossibilita doações de sangue. Quem ainda não se vacinou ou tem acima de 40 anos deve procurar o serviço de hemoterapia mais próximo e fazer sua doação

Segundo o diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia Dr. Dante Langhi Jr essa é a pior crise de falta de sangue já enfrentada pelos serviços de hemoterapia em toda a história. "Há risco real de morte para pacientes que precisam de plaquetas", admite. Diversos serviços de hemoterapia no país já estão com o estoque esgotado.

A campanha de vacinação contra a Rubéola promovida pelo Ministério da Saúde, desde o dia 9 de agosto, teve impacto no estoque de sangue dos serviços de hemoterapia do país.

Após a imunização, as pessoas devem esperar o período de quatro semanas para fazer uma doação. A população alvo da campanha são homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade e a maioria dos potenciais doadores de sangue está nesta faixa etária.

"Aqueles que ainda não foram imunizados ou têm idade superior a 40 anos devem doar sangue antes de tomar a vacina. Assim poderemos manter o estoque de bolsas de sangue nos serviços de hemoterapia", ressalta o diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Dr. Dante Langhi Jr.

*A doação de plaquetas ajuda principalmente as pessoas que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições