Heráclito Fortes acusa Lula de fazer campanha em visita ao Piauí

Heráclito Fortes acusa Lula de fazer campanha em visita ao Piauí

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por utilizar o que ele chamou de "o artifício da assinatura de ordens de serviços e inauguração de obras para enganar a Justiça Eleitoral" e fazer campanha em Teresina em favor do candidato a governador do PSB, Wilson Nunes Martins.

- O presidente usa a estrutura que o cargo lhe confere, desce em Teresina com alguns ministros de Estado e governadores eleitos e segue direto para um palanque, onde vai defender os candidatos da sua preferência - disse Heráclito, lamentando a "frouxidão da legislação atual" por não proibir expressamente a atuação política de governantes durante a campanha eleitoral.

De acordo com Heráclito, Lula teria assinado em sua visita a Teresina, ordens de serviço autorizando o início de obras para as quais sequer há previsão orçamentária, tais como a construção dos trechos rodoviários entre Bertolina e Eliseu Martins e na divisa Piauí/Bahia, na BR-020.

O senador acusou ainda Lula de fazer declarações à imprensa ofensivas ao candidato José Serra, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao senador Mão Santa (PSC-PI) e a ele próprio.

- Eu lamento que o presidente Lula vá a meu estado para agredir as pessoas - afirmou.

Na avaliação de Heráclito, as críticas de Lula a candidatos da oposição seriam motivadas pelo resultado de recente pesquisa CNT/Sensus demonstrando a redução da diferença nas intenções de votos para Dilma Rousseff e José Serra.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Heráclito, chamando a atenção para a necessidade de uma reforma política no país que estabeleça limites a atuação de governantes em época de campanha eleitoral.

Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu Lula dizendo não encontrar nenhum trecho ofensivo nas falas do presidente divulgadas no noticiário.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições