Homicídios caem 27% em 4 meses da Força Nacional no Entorno, diz MJ

Homicídios caem 27% em 4 meses da Força Nacional no Entorno, diz MJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:26

Levantamento feito pelo Ministério da Justiça (MJ) aponta que os homicídios nos cincos municípios do Entorno do Distrito Federal com presença da Força Nacional caíram 27,5% desde a chegada do reforço policial, no dia 18 de abril. O resultado é referente à comparação entre os quatro primeiros meses deste ano, período em que foram registrados 175 assassinatos, e o quadrimestre maio-agosto, com 127 casos.

Cinco cidades goianas recebem agentes de segurança pública e defesa civil: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso. Esses municípios são considerados os mais violentos do Entorno do DF e, juntos, concentram 71% dos assassinatos da região.   Cidade Ocidental foi o município que registrou maior queda, de 10 para 5 mortes. O Novo Gama foi o único lugar com aumento – de18 para 19 casos –  na comparação entre os dois quadrimestres. Mesmo passando de 64 para 43 homicídios (redução de 32,8%), Luziânia seguiu com o maior número de homicídios.     Segundo o Ministério da Justiça, a redução não se restringe aos municípios que recebem a Força Nacional. Em todo o Entorno, os homicídios caíram de 235 para 191 – uma redução de 18,7%.

Na chamada Operação Entorno II, a Força Nacional atua na redução dos homicídios e crimes relacionados, como tráfico e consumo de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Nestes quatro meses de reforço do policiamento, 23.946 pessoas foram abordadas pelos homens da Força Nacional. No total, 205 foram presas. Houve apreensão de 25 armas de fogo e 300 munições.

Permanência

A presença da Força Nacional no Entorno do DF está prevista para terminar em novembro deste ano. Mas esse prazo poderá ser estendido a depender da avaliação pelo Ministério da Justiça, em conjunto com o Gabinete de Gestão do Entorno. Também é possível que os locais de atuação do reforço sejam alterados, caso haja mudança no cenário.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições