Horário de verão vai aliviar sobrecarga de sistema

Horário de verão vai aliviar sobrecarga de sistema

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Horário de verão vai aliviar sobrecarga de sistema

Cálculos estimam economia de energia em torno de 4% a 5%

O principal objetivo do horário de verão, que começou no fim de semana, não é economizar energia elétrica, mas proporcionar "alívio" no sistema de geração elétrica. A informação é do secretário-adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Homrich. Segundo ele, o excesso de consumo - que costuma ocorrer por volta das 20h - faz com que as usinas trabalhem perto do seu limite.

"No horário mais crítico, as pessoas têm o hábito de tomar banho e de ligar aparelhos de grande consumo, como o de ar condicionado. Com o horário de verão, a claridade do sol é mais bem aproveitada nas casas e na iluminação pública, pelo retardamento na ligação da energia", explica.

Com o horário de verão, os relógios foram adiantados em uma hora nos estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A economia de energia, de acordo com os cálculos do governo, é em torno de 4% a 5%.

Durante esse período, são economizados, por dia, cerca de 2.300 megawatts de um total de 62 mil megawatts consumidos. O horário de verão foi instituído em 1931, mas vem sendo empregado anualmente desde 1985.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições