Hospital Pedro Ernesto, no Rio, pode cancelar cirurgias por falta de sangue

Hospital Pedro Ernesto, no Rio, pode cancelar cirurgias por falta de sangue

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, necessita de doadores de sangue com urgência. A assessoria do hospital informou, nesta terça-feira (17), que as cirurgias podem ser canceladas devido à falta de sangue na unidade.

De acordo com o hospital, funcionários e visitantes estão contribuindo com a doação sangue, mas o estoque do banco de sangue continua baixo.

O banco de sangue do hospital tem capacidade de 60 coletas diárias. Para fazer a doação é necessário levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Não é preciso estar em jejum. O doador deve evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e a ingestão de bebida alcoólica nas últimas 24 horas.

O doador não pode fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis, nem ser usuário de drogas. O banco de sangue do HUPE fica na Avenida 28 de setembro, 109, em Vila Isabel. As doações podem ser feitas entre 8h e 12h30, de segunda a sexta-feira.

Hemorio registra queda nas doações

Os estoques de sangue do Hemorio também estão em baixa , com uma queda de 40% no número de doações. A última grande mobilização de doadores foi em abril, quando aconteceu o ataque à Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições