Ibama recolhe animais que vivem em recintos inadequados em zoo no RJ

Ibama recolhe animais que vivem em recintos inadequados em zoo no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) recolhem, nesta segunda-feira (18), cerca de 50 animais do Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o Ibama, após uma vistoria técnica, foi constatado que os animais estão em recintos inadequados. No entanto, a diretora da instituição, Giselda Candiotto, alega que está apenas com os relatórios de 2008 e 2009 (de entrada, saída, estado de saúde e óbito dos animais) atrasados.

De acordo com o Ibama, o Zoonit não cumpriu os itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de novos recintos. Giselda diz que as obras estão em andamento, mas que por falta de recursos, precisa de mais tempo para concluir o trabalho. O Ibama informou também que esta é a segunda vez que animais são recolhidos da instituição.

“Já fizemos 70% das obras. Mas todos sabem que temos dificuldade para obter recursos. Por isso, vamos pedir na Justiça um prazo maior para concluir os 30% do trabalho restante. O Ibama quer tirar os animais do Zoonit para levar para outros zoológicos em outros municípios. E só se interessam por animais mais raros, que atraem o público, como a ararajuba e a tartaruga da Amazônia”, disse Giselda.

O advogado do Zoonit, Dídimo Monteiro, informou que também vai entrar com um pedido na Justiça Federal para quer seja concedido um prazo maior para que a direção possa concluir os relatórios sobre a situação dos 520 animais abrigados no local.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições