IBGE começa recontagem de moradores no interior de SP

IBGE começa recontagem de moradores no interior de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reiniciaram nesta segunda-feira (8) a contagem de moradores de Patrocínio Paulista, a 412 km de São Paulo, para o Censo 2010. Um dos recenseadores mentiu durante o trabalho de coleta de dados e a prefeitura estima que 500 moradores foram "esquecidos".

O número de habitantes afeta diretamente os cofres do município. Pela primeira contagem oficial, a cidade tem hoje 12.973 moradores. Com esta população, a prefeitura tem direito a receber 0,8% do fundo de participação dos municípios, dinheiro repassado pelo governo federal. Mas, se alcançar 13.500 habitantes, o repasse subiria para 1%. A diferença é de R$ 150 mil por mês.

Os supervisores vão visitar todas as casas que estavam sob responsabilidade do recenseador que mentiu. Algumas casas não foram visitadas e os dados foram inventados. O trabalho deve terminar até o dia 19, quando os novos dados serão encaminhados para a central do Censo no Rio de Janeiro.

O IBGE não informou o que vai acontecer com o recenseador que fraudou os dados. As cidades de Hortolândia, Valinhos e Santa Bárbara d’Oeste também vão pedir a revisão do Censo. Nestes municípios, as prefeituras dizem que a contagem ficou abaixo das expectativas. Elas se baseiam no número de ligações de água, que teria aumentado mais nos últimos dez anos do que foi divulgado pelo IBGE.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições