IBGE começa recontagem de moradores no interior de SP

IBGE começa recontagem de moradores no interior de SP

Atualizado: Terça-feira, 9 Novembro de 2010 as 8:25

Supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reiniciaram nesta segunda-feira (8) a contagem de moradores de Patrocínio Paulista, a 412 km de São Paulo, para o Censo 2010. Um dos recenseadores mentiu durante o trabalho de coleta de dados e a prefeitura estima que 500 moradores foram "esquecidos".

O número de habitantes afeta diretamente os cofres do município. Pela primeira contagem oficial, a cidade tem hoje 12.973 moradores. Com esta população, a prefeitura tem direito a receber 0,8% do fundo de participação dos municípios, dinheiro repassado pelo governo federal. Mas, se alcançar 13.500 habitantes, o repasse subiria para 1%. A diferença é de R$ 150 mil por mês.

Os supervisores vão visitar todas as casas que estavam sob responsabilidade do recenseador que mentiu. Algumas casas não foram visitadas e os dados foram inventados. O trabalho deve terminar até o dia 19, quando os novos dados serão encaminhados para a central do Censo no Rio de Janeiro.

O IBGE não informou o que vai acontecer com o recenseador que fraudou os dados. As cidades de Hortolândia, Valinhos e Santa Bárbara d’Oeste também vão pedir a revisão do Censo. Nestes municípios, as prefeituras dizem que a contagem ficou abaixo das expectativas. Elas se baseiam no número de ligações de água, que teria aumentado mais nos últimos dez anos do que foi divulgado pelo IBGE.

veja também