Impunidade faz jovens voltarem ao crime, aponta estudo feito em MG

Impunidade faz jovens voltarem ao crime, aponta estudo feito em MG

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Muitas vezes, a primeira infração cometida por um adolescente é um furto ou roubo. Mas, segundo especialistas, a sensação de impunidade e as falhas na recuperação desses jovens levam a crimes mais graves, como  assassinato.

Um levantamento feito pelo Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator, entre dezembro de 2008 e março de 2009, revela que quase 2,5 mil jovens foram apreendidos em Belo Horizonte.

Os principais motivos são tráfico de drogas (25,4%), porte de drogas (20%), furto (12%), roubo (10%) e porte de arma (5,4%).

A Secretaria de Estado de Defesa Social diz que não sabe quantos desses adolescentes voltam a cometer crimes.

Um integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente diz que a reincidência é comum e preocupante.

A Secretaria de Estado de Defesa Social informou que pretende criar formas de acompanhamento dos jovens que já foram detidos. A ideia é monitorar esses adolescentes, durante um ou dois anos, para saber as causas da reincidência.

Ainda segundo a secretaria, deve ser elaborado um levantamento com o número de menores que voltam a cometer crimes. A previsão é que o relatório fique pronto até o fim do ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições