MENU

Incêndio atinge fazendas na região Norte do Estado

Incêndio atinge fazendas na região Norte do Estado

Atualizado: Quinta-feira, 23 Setembro de 2010 as 9:20

Um incêndio de grandes proporções atingiu fazendas localizadas nos municípios de Mirasselva, Florestópolis e Prado Ferreira, na região norte do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros de Rolândia, que estava atendendo a ocorrência, o incêndio pode ter iniciado pela queima feita após a colheita de trigo em uma das fazendas.

O fogo teve início ontem, por volta das 12h. Até as 18h40 existiam focos que estavam sendo espalhados pelo vento forte, o que dificultava o trabalho dos bombeiros.

Informações do Corpo de Bombeiros de Rolândia apontam que pelo menos 300 alqueires foram queimados com o incêndio. Foram perdidas plantações de cana-de-açúcar, trigo e até mesmo cabeças de gado. Moradores da região foram orientados a deixar suas casas por conta do rápido deslocamento das chamas.

De acordo com o soldado Giovani Bandeira, do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Jaguapitã, também na região norte, o fogo prejudicou a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela rodovia que corta as cidades.

“Às 14h chegamos a interditar um trecho da PR-170 em virtude da fumaça”, diz. Segundo ele, o incêndio prejudicou cerca de oito quilômetros entre Prato Ferreira e Florestópolis. No meio da tarde de ontem, a PRE organizou comboios liderados por viaturas com intuito de liberar o trânsito aos poucos.

Estiagem

Em agosto, a estiagem que atingiu o Paraná rendeu uma média de 72 atendimentos contra incêndio por dia, segundo a Defesa Civil do Paraná. Agora, com as chuvas dos últimos dias essa média caiu para 31.

“A situação melhorou, mas o déficit ainda existe. Quando as chuvas pararem e o sol voltar poderemos enfrentar a mesma situação novamente”, alerta o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também