Incêndio em estação brasileira na Antártida deixa dois desaparecidos

Incêndio em estação brasileira na Antártida deixa dois desaparecidos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:15

Um incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha na Antártida, deixou pelo menos uma pessoa ferida e duas desaparecidas na madrugada deste sábado. Em nota, a Marinha informou que o incêndio começou por volta das 2h na Praça de Máquinas, local onde ficam os geradores de energia que abastece da bade.

Leia também: Brasil terá estação científica no interior da Antártida

 

 

A Estação Antártica Comandante Ferraz

Foto: Divulgação

O militar ferido foi transferido para a estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e, posteriormente, para a base chilena Eduardo Frei. O quadro de saúde dele é estável, de acordo com a nota. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente

 

De acordo com a Marinha, os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente que estavam na Estação no momento do acidente foram transferidos de helicóptero para a base chilena Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.

Um navio da Marinha brasileira foi deslocado de Punta Arenas em direção à estação. Além disso, dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da EACF, apoiando a ação. Três helicópteros da base chilena Eduardo Frei também prestam apoio.

A Estação Antártica Comandante Ferraz  é operada durante todo o ano por um grupo de 15 militares da Marinha, de diversas especialidades, que mantêm a Estação em funcionamentom, mas também recebe uma série de pesquisadores. 

A estação marca a presença brasileira na Antártida e começou a ser montada em 1983 em uma praia da Enseada Martel, ao fundo da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George – a maior das ilhas do arquipélago das Shetlands do Sul.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições