MENU

Incêndio no entorno do Rola Moça é controlado, dizem bombeiros

Incêndio no entorno do Rola Moça é controlado, dizem bombeiros

Atualizado: Quinta-feira, 2 Junho de 2011 as 11

Os bombeiros controlaram o incêndio que destruiu cerca de 70 hectares de mata no entorno da Parque Estadual da Serra do Rola Moça, entre Brumadinho e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (2). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda há chamas no local, mas a expansão foi controlada. Dez homens estão no local nesta quinta-feira (2) para evitar que o fogo atinja o condomínio Casa Branca, área particular próxima ao limite do parque estadual.

Um helicóptero dos bombeiros vai lançar água no paredão da serra, que é de difícil acesso. Ele carrega cerca de 540 litros e pode fazer até 30 lançamentos de água por dia. A equipe avalia a quantidade de água necessária e também se vai ser preciso enviar novas equipes com pás e enxadas para abafar as chamas.

Nesta quarta-feira (1º), o fogo queimou parte da Serra da Jangada e se aproximou da Fazenda do Jargão, que também é área particular, de acordo com os bombeiros. O incêndio, que teria começado no lixão da cidade de Ibirité, na Grande BH, nesta terça-feira (31), não chegou a atingir a reserva estadual, segundo os bombeiros.

Na tarde desta quarta-feira (1º), os bombeiros queimaram parte da área para impedir o avanço do incêndio, que, em função da queimada, se extingue sozinho. A técnica é conhecida como “linha negra”.

Segundo os bombeiros, a área no entorno e dentro do parque é de transição e tem vegetação do cerrado e mata atlântica.

veja também