MENU

Incêndio no RS atinge pelo menos 5 hectares de mata nativa

Incêndio no RS atinge pelo menos 5 hectares de mata nativa

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 8:53

Um incêndio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22) em Capão da Canoa, litoral norte do Rio Grande do Sul, destruiu uma área de mata nativa de cerca de 5 hectares. A informação foi passada pelo capitão Renato Pereira de Souza, do Corpo de Bombeiros, que comandou a operação de combate ao fogo.

De acordo com o capitão, as chamas podem ter sido originadas por queimada para limpeza de campo, a qual teria saído do controle dos autores.

Danos

Para o capitão dos bombeiros, as pessoas não devem utilizar chamas na atividade de limpeza de campo pelo alto risco de incêndio. A previsão é de uma tragédia ambiental.

- Ocorrerá um enorme prejuízo para natureza. Além da perda de uma grande área de vegetação nativa, haverá grande mortandade de aves, répteis e pequenos roedores.  

Ele afirmou que o Comando Ambiental da Brigada Militar será requerido, nesta segunda-feira, para avaliar o dano.O incêndio, que começou por volta de 20h de domingo (21), foi controlado por volta de 5h30 desta segunda. Bombeiros foram acionados em três municípios do litoral norte para ajudar nos trabalhos. A área nativa fica perto do condomínio Marina Par.

veja também