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Incorporação das classes de menor poder aquisitivo muda perfil do consumidor brasileiro

Incorporação das classes de menor poder aquisitivo muda perfil do consumidor brasileiro

Atualizado: Quinta-feira, 22 Outubro de 2009 as 12

O perfil do consumidor brasileiro apresenta nova configuração, com a incorporação das classes de menor poder aquisitivo. Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pelo instituto Delloite no primeiro semestre de 2009. Os números foram apresentados na Brasil Shop - Feira e Congresso Internacional de Varejo, organizados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). 

Ao apresentar a pesquisa da indústria de bens de consumo e varejo da Delloite, Ira Kalish, discutiu as tendências no varejo a nível mundial e local (Brasil). Segundo ele, o Brasil tem se destacado dentre os países emergentes como Índia e China. ?O mundo está de olho no país, na atração de novos investimentos?.

Kalish afirmou que um dos destaques da pesquisa é o fato de o consumidor brasileiro estar mais informado e educado. ''Ele procura conhecer melhor os produtos. Os varejistas, por sua vez, tendem a elaborar melhores estratégias para atrair esse público mais seleto''.

De acordo com o consultor da empresa, Altair Rossato, a situação brasileira demonstra ritmo de crescimento, em razão da nova mudança no cenário econômico. ''As classes D e E começam a apresentar novos perfis de consumo''.

Para ele, a explicação para a mudança está nas políticas sociais desenvolvidas pelo governo federal, que atualmente, investe cerca de R$ 1 bilhão por mês em programas assistenciais direcionados às camadas mais pobres. Isso fomenta o varejo para ate

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