MENU

Inea analisa se substância despejada em terreno baldio no RJ é tóxica

Inea analisa se substância despejada em terreno baldio no RJ é tóxica

Atualizado: Quarta-feira, 5 Janeiro de 2011 as 4:52

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou, nesta quarta-feira (5), que galões contendo substâncias químicas foram despejados ilegalmente em um terreno baldio de Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O material foi mandado para análise e o Inea alerta que as substâncias podem ser tóxicas.

De acordo com o Inea, os fiscais foram ao local na noite de terça-feira (4) após serem chamados pela Secretaria de Meio Ambiente de Queimados para determinar o destino dos 21 galões de produtos químicos no Bairro Vila Americana, na localidade conhecida como Arranca Toco. Ao chegar no terreno, os fiscais constataram que 10 galões haviam sido levados. Eles teriam sido retirados por moradores da região.

Empresas autuadas

Os 11 galões deixados no local estavam danificados e vazavam um líquido que foi coletado e está sendo analisado no laboratório do Inea. A Defesa Civil do município foi acionada para isolar a área e as equipes dos dois órgãos tentam localizar os galões desviados.

O Inea identificou duas empresas como responsáveis por descartar ilegalmente os galões. Elas foram autuadas por crime ambiental e deverão ser multadas.

veja também