Inmet alerta para chuva forte em SP, MG e MS nesta terça

Inmet alerta para chuva forte em SP, MG e MS nesta terça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuva forte, com trovoadas e rajadas de vento, em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (11). Também há previsão de chuva localmente forte em áreas do Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é de temporais em áreas isoladas do leste e nordeste do estado. Em Minas Gerais, moradores do noroeste, centro, oeste, sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata serão os mais afetados. Já no estado de São Paulo, a chuva deve predominar no centro, leste e norte do estado.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a chuva em parte do Sudeste, Centro-Oeste e sul da região Amazônica é causada por uma zona de convergência de umidade, um canal de umidade que se estende pelas regiões.

"A chuva desta terça-feira, principalmente em São Paulo, é causada por uma frente fria, associada a áreas de instabilidade. A previsão é de que todo o dia seja de chuva, com pancadas isoladas em alguns momentos e uma garoa constante. Para amanhã [quarta-feira, 12], a tendência é de que essa frente fria se desloque e cause mais temporais no Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais", diz o meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet.

Tempo pelo país

No leste de Santa Catarina, o tempo ficará instável nesta terça, com poucas aberturas de sol e chuva a qualquer momento. O sol aparecerá entre variação de nuvens no nordeste do Rio Grande do Sul, no sul de Santa Catarina e leste de Roraima. As temperaturas máximas estarão em declínio em Minas Gerais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições