Inmetro lança programa de etiquetagem veicular no Salão do Automóvel

Inmetro lança programa de etiquetagem veicular no Salão do Automóvel

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lança hoje, 7 de novembro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que servirá de guia para o consumidor sobre níveis de consumo de combustível na hora de comprar um carro novo.

O lançamento está previsto para as 14h, no Salão Internacional do Automóvel, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e contará com participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

O programa é uma iniciativa do Inmetro, em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), do Ministério de Minas e Energia, e conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

O objetivo do Inmetro/Conpet é fazer com que o programa de etiquetagem comece a funcionar em abril do ano que vem. A partir de então, o consumidor poderá escolher os modelos mais eficientes em consumo de combustível. Basta consultar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) afixada voluntariamente pelas montadoras nos automóveis.

A etiquetagem permite ao consumidor comparar entre modelos semelhantes e escolher aquele que apresente mais eficiência energética. Caso não encontre a etiqueta nos carros, o interessado poderá verificar as informações desejadas nas tabelas do Inmetro, divulgadas anualmente.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições