MENU

Inspeção veicular poderá medir nível de ruído a partir de 2010 em SP

Inspeção veicular poderá medir nível de ruído a partir de 2010 em SP

Atualizado: Quarta-feira, 19 Agosto de 2009 as 12

O programa de Inspeção Veicular Ambiental da Prefeitura de São Paulo prevê a partir de 2010 a medição do nível de ruído dos veículos. Atualmente, apenas os poluentes emitidos por carros, motos, ônibus e caminhões são avaliados durante a inspeção.

Segundo a Secretaria do Verde e do Meio ambiente, ainda não foi definida como será feita essa avaliação. A pasta aguarda as definições do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em relação aos procedimentos e normatizações para a inspeção dos ruídos.

Também a partir de 2010, 100% da frota de veículos de passeio será obrigada a passar pela inspeção. Este ano, apenas os veículos fabricados entre 2003 e 2008 tiveram que passar pelo processo. No próximo ano, a expectativa da secretaria é avaliar toda a frota de carros, veículos a diesel e motos da cidade de São Paulo.

A revisão avalia a emissão de gases poluentes em carros movidos a álcool, gasolina, diesel e gás natural. Os carros que não passarem pela fiscalização terão o licenciamento bloqueado. Além de não conseguir licenciar o automóvel, o motorista que não fizer a inspeção fica sujeito a uma multa de R$ 550,00.

veja também