Inspeção veicular será obrigatória em Osasco a partir de 2012

Inspeção veicular será obrigatória em Osasco a partir de 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

A partir de abril de 2012, os veículos de Osasco, na Grande São Paulo, também serão obrigados a passar pela inspeção veicular. A ação é uma determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelece critérios para o controle da poluição gerada pela frota de veículos no estado de São Paulo.

A cidade tem 312 mil veículos, o que representa quase um carro para cada dois habitantes. Por isso, a população enfrenta os mesmos problemas de quem vive em São Paulo: congestionamento e poluição. Os veículos são os maiores responsáveis pela má qualidade do ar.

O Respirômetro mediu o índice do ar no começo da Avenida dos Autonomistas, no bairro Vila Yara, em Osasco. O número chegou a quase 400 microgramas por metro cúbico de partícula, índice considerado péssimo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o máximo que o ser humano pode respirar em um dia inteiro é 50. No centro de Osasco, o ar também foi considerado péssimo – 380 microgramas por metro cúbico de material particulado.     Em 2013, quem não for aprovado na inspeção não poderá licenciar o veículo. A Prefeitura ainda não definiu a empresa que vai fazer a inspeção e nem o valor da taxa. A licitação para isso deve ser feita até o fim do ano. A Prefeitura de Osasco estuda também a proposta de ônibus e caminhões fazerem a inspeção duas vezes por ano.

A inspeção veicular funciona desde 2008 na cidade de São Paulo. Primeiro era obrigatória para os veículos a diesel e depois para todos. Em São Bernardo do Campo, no ABC, a inspeção começou ano passado e não é obrigatória.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições