INSS oferece curso de requalificação profissional aos segurados

INSS oferece curso de requalificação profissional aos segurados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

O INSS oferece um serviço aos segurados que perderam a qualificação em sua função original de trabalho por causa de doença ou acidente. São cursos de reabilitação profissional que oferecem ao trabalhador uma capacitação em outra função para que ele possa ser realocado na empresa.

Superar as doenças e os limites impostos pelo corpo é o que tenta ensinar a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), que oferece cursos para reabilitar profissionais afastados do trabalho. Eles descobrem outras possibilidades do mercado, fazem cursos de informática, aprendem a usar o computador, têm aulas de funções administrativas.

“A maioria das pessoas sofre alguma lesão por esforço repetitivo, mas pode voltar para outra função, outra atividade, ser requalificado e seguir sua vida normalmente”, diz o gerente da Avape, Flavio Gonzales

O aprendizado mais difícil é mudar o comportamento. Pessoas acostumadas a trabalhar em fábricas precisam se adaptar à vida dentro de um escritório. Laerte Luis está descobrindo novas habilidades. Desde que caiu de uma carreta e quebrou a perna, há quatro anos, ele não consegue mais exercer a função de operador de empilhadeira. Com o curso, sabe que pode ter uma nova profissão. “Vou trabalhar com papéis, computador. Não vou mais trabalhar com máquinas”, diz.

A Avape oferece cursos de reciclagem e tem 26 unidades em São Paulo. O trabalhador é encaminhado para a associação pelo próprio INSS e não paga nada. Os endereços estão no site do órgão.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições