Instabilidade do tempo diminui mas SC continua em alerta

Instabilidade do tempo diminui mas SC continua em alerta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Neste sábado a instabilidade diminuirá de maneira significativa sobre grande parte do Sul do Brasil, inclusive sobre Santa Catarina, estado que vem sendo castigado pelo grande acúmulo de chuva nos últimos dias.

Veja galeria de fotos das chuvas em SC

SC tem 34 cidades em emergência e 2 em calamidade

Nível do rio Itajaí-Açu atinge 12,4 metros em Blumenau (SC)

Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país

Envie relato ou imagens

De acordo com a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o dia será parcialmente nublado em praticamente toda esta região, apenas no sul do Rio Grande do Sul poderá chover no período da noite, e no norte do Paraná, onde o dia ficará nublado e com pancadas de chuva.

Segundo a Defesa civil, embora a instabilidade do tempo tenha diminuido bastante em Santa Catarina, a nebulosidade ainda predomina em todo o Estado pela manhã, com chuviscos isolados. Na Grande Florianópolis, alto, médio e baixo Vale do Itajaí, litoral norte e planalto norte, o acumulado de chuva não é significativo, devendo ficar abaixo de 10 mm no dia de hoje.

No litoral sul, a chuva ainda pode ser mais persiste até a tarde, com acumulados de 10 a 15mm. Apesar do baixo volume de chuva previsto, a Defesa Civil diz que Santa Catarina continua em Alerta devido aos alagamentos, enchentes e os deslizamentos. A maré segue elevada dificultando o escoamento das águas da chuva para o oceano.

Para o restante do país a previsão do Cptec é de pancadas de chuva. No sul e oeste de São Paulo, centro-oeste e sul do Mato Grosso do Sul, e no Acre, o dia também ficará nublado e com pancadas de chuva. Nesta grande área, além do norte do Paraná, poderá chover forte.

As pancadas de chuva também ocorrerão entre tarde e noite no nordeste do Rio Grande do Sul e demais áreas de São Paulo. Nas demais áreas da Região Norte (exceto o sudeste do Pará e Tocantins), o sol aparecerá, mas também ocorrerão pancadas de chuva, a qualquer hora do dia.

Entre o Recôncavo Baiano e o litoral de Pernambuco o dia terá muitas nuvens e possibilidade de chuva. Nas demais áreas do país, sol aparece entre poucas nuvens. No centro do país, ocorrerão valores baixos de umidade relativa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições