Instituto Butantan vai ganhar novo prédio após incêndio

Instituto Butantan vai ganhar novo prédio após incêndio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

O Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, começou a construir uma nova estrutura para o Prédio das Coleções, destruído em um incêndio em maio de 2010. As obras foram iniciadas neste mês e devem terminar ainda em 2011. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a estrutura foi orçada em R$ 3 milhões.

A reconstrução do prédio faz parte das comemorações dos 110 anos do instituto, completados nesta quarta-feira (3). O imóvel destruído pelo fogo abrigava a maior coleção de anfíbios e répteis do mundo, segundo a pasta. “Perdemos cerca de dois terços das serpentes”, afirma o professor Jorge Kalil, diretor do Butantan. Atualmente, as coleções estão espalhadas em diversos prédios do instituto.

A nova estrutura terá dois andares, com área total de 1,6 mil metros quadrados. O prédio terá equipamentos modernos para prevenção de incêndios, com hidrantes de espuma e extintores portáteis. “Teremos um cuidado especial, pois há muito material inflamável”, diz o diretor. As luminárias, por exemplo, serão blindadas e não irão gerar faíscas. “São precauções modernas que não havia antes.”

A parte que abrigará as coleções terá sete salas. Cinco delas terão 50 metros quadrados – quatro serão utilizadas para a coleção de anfíbios e répteis e uma para artrópodes, como insetos e aracnídeos. As outras duas terão 20 metros quadrados, para banco de tecidos.

O novo prédio será construído de acordo com as necessidades dos pesquisadores, separando os espaços das coleções de escritórios, laboratórios e alas administrativas. Ainda segundo o diretor, o funcionamento do instituto não será afetado pelas obras.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições