MENU

Instrutores de autoescola e examinadores passarão por avaliação

Instrutores de autoescola e examinadores passarão por avaliação

Atualizado: Quarta-feira, 22 Julho de 2009 as 12

O Conselho Nacional de Trânsito vai passar a avaliar os instrutores de autoescola e os próprios examinadores dos Detrans como forma de melhorar a formação dos motoristas brasileiros. A medida é inédita.

A cozinheira Roseane dos Santos Souza já fez 15 aulas, mas ainda não se sente preparada para a prova de direção. Ensinando cada manobra, está Roberto, o instrutor. "Ele tem bastante paciência. Não tem o que reclamar dele, não. Ele ensina direitinho."

Mas agora os instrutores de autoescola e examinadores dos Detrans também vão ser testados. eles terão de passar por um exame de reciclagem. A prova vai ser aplicada de três em três anos, será obrigatória e quem não fizer vai ficar proibido de trabalhar. De um total de cem pontos, os profissionais terão de alcançar, pelo menos, 70.

Quem não tirar a nota mínima, vai ter de voltar para a sala de aula, para fazer um cursinho de requalificação. Nessa aula, além das regras de trânsito, instrutores e examinadores vão aprender a ensinar.

"Você só vai ter o aluno bem formado se você tiver um bom professor. Então nós estamos querendo cuidar desse professor", disse o diretor do Conselho Nacional de Trânsito, Alfredo Peres.

O Sindicato dos Instrutores aprova o exame. "Hoje o trânsito muda a cada dia. O diagnóstico do trânsito, o de hoje não serve pra amanhã", afirmou o presidente do Sindicato dos Instrutores de Autoescolas do Distrito Federal, Eli de Deus Almeida.

Os examinadores também aprovam a nova medida. "Vai exatamente qualificar os examinadores e tirar da praça aqueles que não têm essa qualificação", disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-DF, José Alves Bezerra.

E quem tem de passar obrigatoriamente por eles, gostou da ideia. A estudante aprovou. "Acho importante, porque 'tá' muito banalizado esse negócio de autoescola. Eu acho importante ter um controle mesmo. porque 'tá' formando os futuros motoristas, né?"

veja também