Instrutores de autoescola e examinadores passarão por avaliação

Instrutores de autoescola e examinadores passarão por avaliação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O Conselho Nacional de Trânsito vai passar a avaliar os instrutores de autoescola e os próprios examinadores dos Detrans como forma de melhorar a formação dos motoristas brasileiros. A medida é inédita.

A cozinheira Roseane dos Santos Souza já fez 15 aulas, mas ainda não se sente preparada para a prova de direção. Ensinando cada manobra, está Roberto, o instrutor. "Ele tem bastante paciência. Não tem o que reclamar dele, não. Ele ensina direitinho."

Mas agora os instrutores de autoescola e examinadores dos Detrans também vão ser testados. eles terão de passar por um exame de reciclagem. A prova vai ser aplicada de três em três anos, será obrigatória e quem não fizer vai ficar proibido de trabalhar. De um total de cem pontos, os profissionais terão de alcançar, pelo menos, 70.

Quem não tirar a nota mínima, vai ter de voltar para a sala de aula, para fazer um cursinho de requalificação. Nessa aula, além das regras de trânsito, instrutores e examinadores vão aprender a ensinar.

"Você só vai ter o aluno bem formado se você tiver um bom professor. Então nós estamos querendo cuidar desse professor", disse o diretor do Conselho Nacional de Trânsito, Alfredo Peres.

O Sindicato dos Instrutores aprova o exame. "Hoje o trânsito muda a cada dia. O diagnóstico do trânsito, o de hoje não serve pra amanhã", afirmou o presidente do Sindicato dos Instrutores de Autoescolas do Distrito Federal, Eli de Deus Almeida.

Os examinadores também aprovam a nova medida. "Vai exatamente qualificar os examinadores e tirar da praça aqueles que não têm essa qualificação", disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-DF, José Alves Bezerra.

E quem tem de passar obrigatoriamente por eles, gostou da ideia. A estudante aprovou. "Acho importante, porque 'tá' muito banalizado esse negócio de autoescola. Eu acho importante ter um controle mesmo. porque 'tá' formando os futuros motoristas, né?"

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições