Interventor indica novo presidente para empresa que administra bondes

Interventor indica novo presidente para empresa que administra bondes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:27

Acidente com bonde de Santa Teresa em no dia 27

de agosto deixou seis mortos e mais de 50 feridos

(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

  O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Três Rios (Saaetri), Eduardo Macedo, será o novo presidente da Central, empresa que administra os bondes de Santa Teresa, no Centro do Rio. Ele foi indicado pelo presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e interventor dos bondes, Rogério Onofre. As informações foram confirmadas nesta sexta-feira (16) pela assessoria do Detro.

Deputados querem CPI

Na quinta-feira (15),  os deputados Paulo Ramos (PDT) e Gilberto Palmares (PT) pediram na Assembleia Legislativa (Alerj), no Centro, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas dos acidentes com os bondes de Santa Teresa e o plano de modernização do sistema. O último acidente aconteceu no dia 27 de agosto, quando um bonde bateu e tombou, deixando seis mortos e mais de 50 feridos.

A comissão, segundo proposta dos deputados, deve ser composta por sete deputados e ter prazo de duração de 90 dias. Mais de 20 deputados assinaram a petição.

Audiência pública

O pedido, feito durante audiência pública com especialistas e moradores para debaterem os problemas do sistema de bondes de Santa Teresa , será analisado pela presidência da Casa.

De acordo com a assessoria do Detro, Rogério Onofre não compareceu à audiência pública na Alerj porque está envolvido na conclusão do relatório sobre a situação dos bondes, que ele pretende entregar na semana que vem ao governador Sérgio Cabral.

A assessoria completou informando que os deputados foram avisados da ausência do presidente do Detro e interventor dos bondes, que se colocou à disposição dos parlamentares para qualquer informação, após a entrega do relatório.

Engenheiro ficou horrorizado

O engenheiro de transportes Fernando MacDowell disse na Alerj que visitou a oficina dos bondes de Santa Teresa e ficou horrorizado.

"Verifiquei problema de eletricidade. Se quiser colocar mais bondes, tem que melhorar o sistema. O sistema ferroviário deveria ter obrigatoriedade de  ter peças para substituir aquelas que devem ser retiradas antes de acabar sua vida útil. Tem que haver a mentalidade de que quem transporta gente tem que prestar atenção enorme na manutenção, não pode ter erro", disse ele.

MacDowell explicou que o barulho do VLT,  uma das grandes reclamações dos moradores, significa que não há concordância geométrica entre a roda e o trilho.

"O acidente foi um marco infeliz para Santa Teresa, mas vai mostrar para a SuperVia e para o Metrô que tem que ter operação, tem que ter manutenção e peças", disse MacDowell.

Delegado aguarda laudo

O delegado Tarcísio Jansen, da 7ª (DP), por sua vez, explicou que aguarda o laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) para saber as causas do acidente e então ouvir os responsáveis pela empresa que administra os bondes.

"Queremos ter um quadro fiel do que aconteceu naquele dia, naquela semana, com o bonde 10. Quero entregar ao poder judiciário um inquérito bem feito, esse é o meu objetivo", disse Jansen, que tem até o próximo dia 29 para concluir o inquérito.

"Se não conseguir concluir nesse prazo, posso pedir ao Ministério Público mais tempo, mas no máximo em 60 dias o inquérito estará concluído", garantiu.

Valdir Lemos, presidente do Sindicato dos Ferroviários, entregou um documento aos deputados onde a categoria se diz contrária à privatização do sistema de bondes e pede sua recuperação .

Minuto de silêncio

A audência começou às 10h30 com um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente do dia 27.

O secretário estadual de Transportes , Júlio Lopes, um dos convidados, não compareceu alegando compromisso em Brasília, na Secretaria de Aviação Civil. O deputado Marcelo Simão (PSB) lamentou dizendo que a audiênca estava marcada há mais de 60 dias, quando em junho morreu um turista francês ao cair do bonde quando passava pelos Arcos da Lapa .

Também não compareceu o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), Sebastião Rodrigues, explicando em nota que deveria aguardar as conclusões do Detro, antes de se pronunciar numa audiência.

Foram convidados a participar da audiência a presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), Elzbieta Mitkiewicz; Fernando MacDowell, engenheiro de transportes; Valdir Lemos, presidente do Sindicato dos Ferroviários; Luiz Antonio Consenza, do Crea-Rj; vereador Paulo Messina; promotor Marcelo Simão, delegado Tarcísio Jansen (7ª DP), José Luiz Teixeira Filho, da Agetransport; coronel Ricardo Loureiro, do Corpo de Bombeiros.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições