MENU

Inverno começa com calor e máxima de 26 ºC em SP

Inverno começa com calor e máxima de 26 ºC em SP

Atualizado: Terça-feira, 21 Junho de 2011 as 8:45

O inverno começa oficialmente nesta terça-feira (21) em todo o país. Em São Paulo, porém, a estação se inicia com temperaturas altas e calor ao longo do dia. De acordo com Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura, a previsão é de baixa umidade no ar, característica da estação. - A previsão é de que, logo nesta terça-feira, a umidade permaneça baixa, em torno dos 35%, e as temperaturas oscilem entre 13,0°C e 26,0°C.

O CGE informou que o inverno será marcado por poucas chuvas, provocadas quase sempre pela passagem de frentes frias, que podem causar eventualmente chuvas fortes e generalizadas. Segundo o órgão, esse mesmo fenômeno também é responsável por geadas, principalmente nas regiões serranas.

  A inversão térmica, condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe à outra de ar frio, também é muito frequente no inverno. De acordo com Nazário, neblina e nevoeiros podem sem causadas por essa inversão. - Essa condição de tempo é extremamente prejudicial ao tráfego aéreo, causando interrupções em pousos e decolagens. Também reduz a visibilidade nas estradas, elevando o potencial para acidentes automobilísticos.          

veja também