Inverno começa nesta segunda-feira com previsão de tempo seco em SP

Inverno começa nesta segunda-feira com previsão de tempo seco em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O inverno começa às 8h28 desta segunda-feira (21) com previsão de predomínio, durante dias seguidos, da atuação de massas de ar seco no estado de São Paulo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como consequência, haverá registros mais frequentes de baixos índices de umidade do ar no período da tarde, com valores abaixo dos 30%, o que configura estado de atenção.

O índice de umidade ideal para a saúde da população é acima de 60%. Quando a umidade fica entre 20% e 30%, a Defesa Civil do município decreta estado de atenção. Entre 12% e 20%, o estado é de alerta. Abaixo de 12%, estado de emergência. Essa última é a condição climática típica de desertos. Abaixo dos 30%, a indicação é para que as pessoas evitem exercícios físicos entre 11h e 16h e tomem bastante líquido. A falta de chuva dificulta a dispersão de poluentes, o que piora a qualidade do ar.

Segundo o Inmet, o regime de chuva na estação deve ficar próximo à normalidade para a época na maioria do estado, podendo ficar abaixo do esperado na região Norte. A precipitação média histórica para junho na capital paulista é de 51,4 mm, caindo para 41,4 mm em julho e 37,4 mm em agosto. A tendência das temperaturas, ainda de acordo com o Inmet, é de que elas fiquem dentro da média para o mês, podendo ficar um pouco abaixo do esperado no extremo Sul e Sudoeste do estado. Nessas áreas, poderá haver forte variação das temperaturas, com períodos de frio intenso seguidos de ondas de calor. As geadas devem ocorrer até o início de agosto e ser mais frequentes, em comparação aos outros anos, no Sul do estado e na Serra da Mantiqueira. Campos do Jordão será uma das cidades afetadas.

A variação média de temperatura na capital paulista, segundo dados históricos, é entre 12,2ºC e 22,1ºC em junho; entre 11,5ºC e 22ºC em julho e entre 12,5ºC e 23,7ºC em agosto.

Previsão para SP

Uma frente fria começa a atuar no estado de São Paulo nesta segunda-feira (21), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O sol aparece entre poucas nuvens durante a manhã. Já a tarde deve ser de tempo nublado. As temperaturas caem um pouco, com previsão de mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. A umidade relativa do ar ficará mais elevada e pode chover leve na capital paulista entre a noite desta segunda-feira (21) e a madrugada desta terça-feira (22).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições