MENU

Investigação da PF na Bahia prende grupo de clonagem de cartões em SP

Investigação da PF na Bahia prende grupo de clonagem de cartões em SP

Atualizado: Segunda-feira, 5 Setembro de 2011 as 12:51

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (5) uma operação da Polícia Federal da Bahia para desarticular um esquema de furto de contas bancárias através da clonagem de cartões. Oito mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva, que totalizavam a operação, foram cumpridos durante a manhã na cidade de São Paulo.

De acordo com Marcelo Verner, delegado de Combate ao Crime Organizado da PF na Bahia, o grupo de clonadores começou a ser investigado no fim do ano passado, quando impressões digitais foram descobertas em um terminal da Caixa Econômica Federal em Salvador. “Percebemos que eles residem em São Paulo, mas atuam em estados como Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Todos são jovens e a maioria já cumpria mandado pelo mesmo delito”, explica.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Antônio Osvaldo Scarpa, da 17ª Vara Federal na Bahia, e executados pela PF Bahia, em conjunto com a PF em São Paulo. De acordo com a polícia, há indícios de que a quadrilha possa ter envolvimento com explosões em caixas eletrônicos. O crime foi mapeado com o auxílio do Banco de Dados de Fraudes Bancárias do Projeto Tentáculos, que levantou possível prejuízo de R$ 500 mil aos bancos.

Na ação desta manhã, o delegado comenta que foram apreendidos carros, artigos de luxo, máquina de fazer cartões de crédito, além de cartões de várias bandeiras.

Os presos serão interrogados e encaminhados ao Sistema Prisional. Eles responderão por furto qualificado mediante fraude, formação de quadrilha, quebra de sigilo telemático e quebra do sigilo bancário.          

veja também