IPTU no Rio terá reajuste de 5,79%

IPTU no Rio terá reajuste de 5,79%

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2011 ficará 5,79% mais caro no Rio. Esse foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) deste ano, divulgado nesta terça-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fechou acima dos 4,18% de 2009. É nele em que é baseado o reajuste do IPTU no Rio.

De acordo com a Secretaria municipal de Fazenda, o mesmo reajuste será aplicado a parcelas em atraso que não sejam pagas até o próximo dia 30 (última data do ano em que haverá expediente bancário).

Os contribuintes que optarem por quitar o IPTU 2011 em cota única terão direito a um desconto de 7% sobre o valor devido. A cota única tem vencimento em 10 de janeiro (finais de 0 a 5) e 11 de fevereiro (finais de 6 a 9) , assim como a primeira das 10 parcelas para quem optar por pagar o IPTU em cotas mensais.

A partir de 8 de janeiro, a Prefeitura do Rio começará a enviar cerca de 1,1 milhão de carnês aos proprietários de imóveis. Além disso, outros 700 mil isentos receberão cartas informativas.

A previsão é de que até o dia 20 de janeiro todos os carnês tenham sido enviados. O contribuinte que não receber o carnê poderá solicitar a segunda via pela internet , a partir de 26 de janeiro.

A secretaria de Fazenda estima arrecadar aproximadamente R$ 1,7 bilhão com o IPTU 2011.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições