IPVA 2012 cai em média 3,75% em SP

IPVA 2012 cai em média 3,75% em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

A tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 terá valores venais dos veículos com queda média de 3,75% no estado de São Paulo. A queda para carros  foi de 3,34%; para motos, de 5,56%. A diferença é a menor em 3 anos: no ano passado, foi de 7,11%, e, no ano retrasado, de 9,3%. "Nos anos anteriores a queda foi mais acentuada porque a pesquisa sobre os preços de veículos é feita no mês de setembro. Isso reflete a situação econômica do país naquele mês", afirmou o coordenador adjunto da Coordenadoria de Administração Tributária, Edson Takashi Kondo.

As alíquotas no imposto permanecem inalteradas em relação a 2011. Proprietários de veículos a gasolina e os biocombustíveis (flex) recolherão 4% sobre o valor venal. No caso de veículos que utilizarem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, a alíquota é de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples),ônibus e microonibus e motocicletas recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

Veja valores venais dos veículos

Veja o calendário de pagamento do IPVA

Para calcular o valor do imposto, faça como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)

Alíquota: 4%

Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)

Como fazer o pagamento

Os proprietários de veículos usados que efetuarem o pagamento em cota única no mês de janeiro de 2012 terão desconto de 3%. O IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro e março.

A Secretaria da Fazenda enviará na segunda quinzena de dezembro cerca de 15 milhões de avisos de vencimento aos proprietários de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito. O aviso é apenas um lembrete - não é boleto e nem guia de pagamento. Quem não receber o comunicado deve acessar o site da secretaria para obter informações. O proprietário de veículo deve manter atualizado o endereço junto aos órgãos de trânsito.

O pagamento do IPVA pode ser feito na rede bancária autorizada, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários. Também pode ser recolhido pela internet, telefone, débito agendado, auto-atendimento e no guichê de caixa.

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto. Além disso, fica impedido de licenciar o veículo e sujeito a apreensão.

Os consumidores que utilizaram créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento do IPVA 2012 poderão conferir a redução no aviso de vencimento que será enviado pela Secretaria da Fazenda.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições