Itaperuçu - PR tem nova eleição e 75% dos votos foram nulos

Itaperuçu - PR tem nova eleição e 75% dos votos foram nulos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Os 15.493 eleitores de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, voltaram às urnas neste domingo (3), para elegerem um novo prefeito. Contudo, dois dos quatro candidatos que concorreram à prefeitura da cidade tiveram os registros cassados por abuso de poder. Os votos que eles receberam (75%) foram considerados nulos.

As novas eleições foram convocadas em virtude da cassação do mandato do prefeito eleito em 2008, José Castro de França, e o vice, Acir Pedroso de Moraes, pela Justiça Eleitoral também por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral da época.

Na quinta-feira (31), foi cassada a candidatura de Neneu Artigas (PDT) e no sábado (2), a menos de 24 horas da votação, a de Gerson Ceccon (PMDB). Ambos candidatos entraram com recurso na Justiça Eleitoral e conseguiram a suspensão temporária da cassação e, consequentemente, o direito de concorrer as eleições. Ainda assim, as candidaturas podem ser indefiridas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Entretanto, as urnas eletrônicas já estavam programadas para computar como nulos os votos aos dois candidatos. Desta forma, os 10.786 votos, que Neneu Artigas (PDT) e Gerson Ceccon (PMDB) receberam, constam como nulos.

Os outros dois candidatos, Célia Paske (PSDB) e João Gonçalves (PT) receberam juntos pouco mais de 3 mil votos. Célia Paske (PSDB) obteve 2.235 votos nas urnas e João Gonçalves (PT), 1.002.

Com 100% dos votos de Itaperuçu apurados, e se contados como votos válidos apenas os votos dos dois candidatos sem restrições, Célia Paske foi a vencedora com 69,05% dos votos válidos.

A juíza Adriana Benini, do TRE-PR, vai avaliar a decisão dos recursos que estão em trâmite no TRE-PR e tem cinco dias para pronunciar o prefeito eleito do município.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições