Ivete Sangalo passa bem no 3º dia internada em hospital de Salvador

Ivete Sangalo passa bem no 3º dia internada em hospital de Salvador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:19

Ivete Sangalo está internada desde domingo (4)

(Foto: Arquivo/Reprodução/TV Bahia) É bom o estado de saúde da cantora baiana Ivete Sangalo, internada em Salvador com meningite desde domingo (4), informou o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (6), pela assessoria de imprensa. A artista apresenta quadro de meningite considerada "benigna" pelos médicos.

O comunicado informa que "Ivete Sangalo apresentou boa evolução clínica nas últimas 24 horas. Vem alimentando-se normalmente com dieta livre e movimentando-se bem no quarto". Não há informação sobre alta médica. A paciente é tratada com medicação intravenosa e tem recomendação de repouso. Segundo a primeira nota divulgada pelo hospital, foi afastado o diagnóstico de meningite meningocócica do tipo C, a variação mais grave da doença.

De acordo com a assessoria, Ivete Sangalo tem recebido mensagens de vários artistas e recebeu flores da cantora Vanessa Mata.

Shows cancelados

Segundo a assessoria de imprensa da cantora, foram canceladas as apresentações que estavam marcadas para o dia 7 de dezembro em Recife (PE) e 10 de dezembro em São Bernardo do Campo, em São Paulo. As novas datas ainda não foram definidas pela produção.

A apresentação mais recente de Ivete Sangalo foi no sábado (3). Ela fez show, à noite, no "Carnatal", carnaval fora de época no Rio Grande do Norte.

'Benigna, não contagiosa'

O infectologista Vladimir Neco, especialista ouvido pelo G1 e que não participa do atendimento da cantora, diz que a forma da doença que afeta Ivete é menos agressiva. “São chamadas benignas quando não deixam sequelas, nem levam à morte”, explica o médico.

Sobre o uso da expressão "benigna", o infectologista Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), complementa que a classificação “benigna” não é a mais usual.

“Provavelmente, esse diagnóstico dado pelo boletim médico é de um quadro causado por vírus que não pode ser transmitido pelas vias respiratórias, mas é prematuro dizer isso antes de exames mais elaborados”, afirma o médico. “Normalmente, após um exame de recolhimento de liquor você consegue dizer com muita segurança se a causa é bacteriana ou viral.”

Os sintomas mais comuns da doença costumam ser a rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça intensas. Eles podem se manifestar nos dois tipos da doença. “É possível diferenciar a meningite viral da bacteriana pela agressividade dos sintomas e o estudo do liquor, líquido que lubrifica o cérebro, e é colhido através da coluna ou do pescoço”, diz Neco.

Tratamento

Para as meningites causadas por vírus, o tratamento costuma durar entre 5 a 7 dias se o paciente não apresentar complicações.  Na infecção viral, somente os sintomas são combatidos. Já quando a doença é despertada pela presença de bactérias, o combate se dá por meio de antibióticos.

O tratamento costuma durar até 10 dias. “É possível que as meninges fiquem inflamadas mesmo sem a ação de uma causa infecciosa como um vírus ou bactéria”, diz o diretor da SBI. “Muitas vezes a causa pode ser inflamatória, reumática e até mesmo vascular.”        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições