MENU

Jacarés brigam e disputam território no Pantanal mato-grossense

Jacarés brigam e disputam território no Pantanal mato-grossense

Atualizado: Quinta-feira, 23 Junho de 2011 as 2:12

 Uma briga de jacarés chamou a atenção de pesquisadores e pantaneiros, no município de Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá. A cena inusitada aconteceu no Pantanal mato-grossense, a maior planície alagada do mundo, nesta semana.

O jacaré Zico, como é chamado, é tratado há mais de 10 anos por pantaneiros de uma fazenda que cria gados no município. O réptil resolveu brigar com outro jacaré macho e os dois foram amparados por um criador. '' Nós cuidamos dele há mais de 10 anos. Ele chega com a água do campo'', explicou o pantaneiro Benedito Francisco Amorim.

Ele estava disposto a separar os animais, com uma lança de madeira para forçar que um soltasse o outro. Mas o jacaré Zico não deu chance para o adversário e acabou dominando o bicho.

O fato também chamou a atenção da pesquisadora do Centro de Pesquisas do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cândida Pereira da Costa. ''Não é época de reprodução, então eu acredito que a briga seja por território. É ao mesmo tempo uma coisa encantadora e chocante'', diz a bióloga.        

veja também