Jovem morta em deslizamento será enterrada nesta tarde no ABC

Jovem morta em deslizamento será enterrada nesta tarde no ABC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

Duas pessoas morreram após o deslizamento de terra (Foto: Epitácio Pessoa/ AE)

  A adolescente de 17 anos que morreu após ser soterrada em um deslizamento de terra ocorrido no Morro dos Macacos, em Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo, será enterrada às 16h30 desta sexta-feira (8) no Cemitério Jardim Vale da Paz, em Diadema, no ABC. De acordo com o cemitério, o velório da jovem está marcado para começar às 13h. A adolescente estava grávida de cinco meses.

Já o menino de 3 anos que também morreu no acidente ainda não teve o horário do velório e do enterro definidos. Um irmão de 15 anos do menino chegou a ficar soterrado, mas acabou socorrido com ferimentos leves.

Nesta manhã, a Defesa Civil começou uma vistoria na área onde ocorreu o deslizamento nesta quinta (7). Dez casas foram atingidas pelo deslizamento de terra e danificadas. Inicialmente, a Defesa Civil chegou a interditar 50 imóveis, mas após uma avaliação 26 foram liberados – os outros 24 permaneciam interditados nesta manhã. “É possível que mais casas sejam interditadas após as vistorias”, declarou o coordenador da Defesa Civil da Subprefeitura de Cidade Ademar, Orlando Marques.     O local onde aconteceu o acidente é uma das 24 áreas de risco mapeadas pela Prefeitura na região. No Morro dos Macacos vivem pelo menos 2 mil pessoas. Mas os moradores já estavam preocupados com a obra de urbanização e contenção de encostas.

A maior parte das famílias já havia sido retirada, mas algumas insistiram em ficar no terreno. O planejamento da obra identificou a necessidade de remoção de 500 das 2 mil famílias que vivem no bairro. Deste total, 422 famílias foram retiradas até esta quinta-feira e estão recebendo auxílio-aluguel. Outras 78 permaneciam no local até momentos antes do acidente.

Investigação

O Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar as causas do deslizamento de terra. O promotor de justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo, Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, quer investigar se houve imperícia ou negligência na realização das obras, como a construção de muros de contenção com população ainda em área de risco não removida. Lopes determinou na portaria que em 15 dias a Subprefeitura de Cidade Ademar e a Secretaria Municipal de Habitação apresentem todas as informações sobre a obra e sobre a desocupação da área afetada.

Também pediu que o Instituto de Criminalística forneça laudo pericial sobre o acidente e que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, forneça informações sobre qualquer estudo, parecer ou laudo que venha a ser produzido pela obra.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições