Juca Ferreira: eleitorado de Marina tem 3 perfis distintos

Juca Ferreira: eleitorado de Marina tem 3 perfis distintos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Dissidente da candidatura de Marina Silva (PV) à presidência, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, retoma a militância pró-Dilma Rousseff e apoia dois manifestos de artistas, intelectuais e ambientalistas em defesa da aliança com a candidatura petista no segundo turno. Em março de 2010, Ferreira pediu a suspensão da filiação ao PV e acusou o partido de servir de "sublegenda" de José Serra (PSDB).

O ministro identifica três tendências predominantes entre os verdes. A primeira, de reconhecer que os votos de Marina (19,33% no resultado final do TSE) pertencem aos eleitores e não cabe orientá-los a favor do PT ou do PSDB. A segunda, liderada por Fernando Gabeira e José Luiz Penna, acompanha Serra. E a terceira, mais programática e favorável a um debate sobre os temas ambientais, penderia para Dilma. "Não vejo uma quarta", diz Ferreira.

"O eleitorado de Marina tem várias motivações. A programática abarca o maior número de eleitores, que defendem a sustentabilidade e o discurso ambiental. Para outro eleitorado, o importante é a questão ética, a fragilidade da maneira como a política é feita no Brasil. Há também o da questão de identidade religiosa. São segmentos nitidamente diferentes e que estão se encaminhando para engajamentos distintos", analisa o ministro da Cultura.

Juca Ferreira não participa, diretamente, do manifesto de artistas e intelectuais favoráveis a Dilma, mas fará sugestões ao texto final. "Por excesso de trabalho, vou ler depois e dar uma contribuição. Participo da redação do manifesto de ambientalistas. Há muitos circulando... Deve ter uns 200 manifestos!", brinca.     Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições