Juizado da infancia e adolecencia de Porto Velho 40RO41 detecta impactos sociais

Juizado da infancia e adolecencia de Porto Velho 40RO41 detecta impactos sociais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Os impactos sociais gerados pela construção das usinas hidrelétricas no rio Madeira começam a ser contabilizados pelo Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho como o aumento da prostituição, abuso sexual, cárcere privado, corrupção de menores, entre outros. O aumento da população e a falta ou ineficácia de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes estão entre as causas do crescimento das demandas a serem combatidas pelo Comissariado de Menores da Capital.

O juiz da Vara de Infância e Juventude, Dalmo Antônio de Castro Bezerra, lembrou que Rondônia vive seu quarto ciclo econômico e as consequências do desenvolvimento repentino aumentam a preocupaçãodo Juizado como um todo.

Ele ressaltou que os trabalhos têm sido intensificados e nos dois últimos meses foram realizadas cinco operações nas proximidades dos canteiros de obras em parceria com as Polícias Federal, Rodoviária, Militar e Civil.

O juiz observou que o problema precisa ser combatido de forma urgente por todas as esferas do poder público e da própria sociedade. "Temos que contar com a ajuda da população, por meio de denúncias. Nossa equipe está empenhada para combater as redes criminosas organizadas", explicou o juiz.

Operação

Megas operações estão sendo montadas para desarticular os prostíbulos nas imediações das usinas", foi o que afirmou o coordenador do Comissariado de Menores, Raiclin Lima da Silva, revelando que há relatos de que trabalhadores chegam a gastar todo o salário numa única noite e que houve um crescimento de aproximadamente 400% em estabelecimentos comerciais de Jaci-Paraná, localizado a 80 quilômetros de Porto Velho, na BR-364, sentido Rio Branco (AC).

Atualmente, segundo Raiclin, residências são transformadas em quartos de aluguéis e lan house em prostíbulos. "Nas últimas operações foram fechados estabelecimentos comerciais, encontradas armas de fogo e toda área foi mapeada para otimizar nossas ações", salientou o comissário, destacando a preocupação das autoridades da área.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições