Julgamento de casal acusado de matar irmãos deve ocorrer hoje

Julgamento de casal acusado de matar irmãos deve ocorrer hoje

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Está marcado para as 9h desta quarta-feira (15), no Fórum de Ribeirão Pires, no ABC, o julgamento do segurança João Alexandre Rodrigues, de 32 anos, acusado de matar e esquartejar com a ajuda da mulher, Eliana Aparecida Antunes Rodrigues, de 36 anos, os dois filhos dele. Os meninos, de 12 e 13 anos, foram assassinados em 5 de setembro de 2008.

O pai e a madrasta são acusados de matar e queimar os corpos dos adolescentes. O júri havia sido marcado para 23 de novembro, mas foi adiado porque o advogado Reynaldo Fransozo Cardoso, que representa Rodrigues não apareceu. O defensor alegou que sua mulher estava doente.

O Ministério Público denunciou o casal por homicídio quadruplamente qualificado, ocultação e destruição de cadáver e fraude processual. Os dois estão detidos em penitenciárias em Tremembé, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

De acordo com a promotoria, antes da morte das crianças o casal já havia sido julgado e condenado por torturá-las. Eles, porém, estão recorrendo da sentença. A previsão é de que o julgamento dure até dois dias. No total, 13 testemunhas serão ouvidas.   Na época do crime, o delegado que investigou o caso chegou a gravar entrevista dizendo que os meninos foram pedir ajuda ao Conselho Tutelar dois dias antes do crime, mas os conselheiros decidiram que eles deveriam voltar para casa.

Morte

O crime chocou Ribeirão Pires. Os pedaços dos corpos dos meninos foram espalhados nas proximidades da casa em que moravam.

Funcionários de uma empresa de coleta de lixo encontraram parte de um corpo dentro de um dos sacos que estavam no caminhão, por volta de 0h15 do dia seguinte ao do crime.

Com os trabalhos de busca na caçamba do caminhão, outras partes parcialmente carbonizadas, misturadas a outros objetos, foram encontradas. Por volta da 2h do dia 6, a Polícia Civil e a Guarda Civil foram até a casa das possíveis vítimas, mas ninguém atendeu.

Ao perceberem uma das portas abertas e o vulto de uma mulher, os policiais entraram na casa. Questionada pela polícia sobre onde estavam os meninos, a madrasta disse que eles não haviam voltado do colégio. Nos cômodos da casa, os policiais encontraram manchas de sangue e de queimado, além de um forte cheiro de água sanitária.

Segundo a polícia, Eliana disse na delegacia que seu marido havia asfixiado os filhos com sacos plásticos e ateado fogo nos corpos. Ela contou aos policiais que auxiliou o marido a cortar os corpos com uma foice. Ela teria dito também ter colocado as partes em sacos de lixo, que foram distribuídos pelas ruas do bairro.

João Alexandre foi preso no local onde trabalhava. A polícia fez o pedido de prisão preventiva para os dois. Em seguida, foi solicitada perícia para a casa onde viviam.

De acordo com informações do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) divulgadas na época do crime, o histórico do pai e da madrasta dos meninos era de rejeição e abandono. Foram registrados dois boletins de ocorrência, um em 2005, de abandono, e outro em 2007, de desaparecimento e localização das vítimas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições