Jundiaí, SP, completa 356 anos nesta quarta-feira

Jundiaí, SP, completa 356 anos nesta quarta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Jundiaí, no interior de São Paulo, completa 356 anos nesta quarta-feira (14). A cidade foi construída pelas mãos de famílias visionárias, que olhavam além do tempo, como mostra a reportagem especial do TEM Notícias.

A cidade é conhecida nacionalmente como terra da uva. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no município chega a 28 mil toneladas.

Depois disso veio a industrialização que trouxe diversificação e atualmente são 1.300 fábricas na cidade, entre elas, grandes indústrias responsáveis pela fabricação dos mais avançados produtos eletrônicos. O tablet, computador de mão, com tela sensível ao toque e que virou mania mundial, também deve ser produzido na cidade.

No coração de Jundiaí nasceu a primeira estação ferroviária do interior do estado, construída para o transporte de cargas. Hoje ela transporta principalmente passageiros, quase 410 mil por dia.

O comércio também é forte na cidade. São quase quatro mil lojas, que empregam aproximadamente 35 mil pessoas. Além do comércio de rua, Jundiaí conta ainda com dois shoppings em funcionamento e outros dois em fase de projeto - um às margens da rodovia Anhanguera e outro já em construção na avenida Nove de Julho.

A cidade, que tem 80% da população formada por descendentes de italianos, é uma das maiores colônias do país. O que não falta são restaurantes de comidas típicas - são mais de 130 pizzarias e casas de massas. Para os moradores, a cidade é orgulho e muito mais do que aquilo que os fundadores e os primeiros moradores sonhavam.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições