Juro de empréstimo para agricultor caiu pela metade, diz Dilma

Juro de empréstimo para agricultor caiu pela metade, diz Dilma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (4), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o juro cobrado para empréstimo para o agricultor brasileiro caiu pela metade este ano e que o benefício ajudará o produtor a vender mais e aumentar renda.

Segundo Dilma, o agricultor não precisa ter medo de pegar dinheiro emprestado. “O Plano Safra deste ano está melhor. Estamos oferecendo para a agricultura familiar juros mais baixos, ampliação do crédito também para o investimento. Estamos concedendo para o agricultor um prazo maior para que ele possa pagar seu empréstimo. A taxa de juros de investimento, que antes era de 4%, caiu pela metade. O máximo de juros agora está em 2% ao ano. Aumentamos também o valor máximo a ser emprestado”, afirmou.

De acordo com a presidente, “a melhoria das condições vai permitir ao produtor pegar o empréstimo para aumentar sua área de produção, comprar máquinas, sementes, e, assim, vender mais produtos e aumentar a sua renda”.

Dilma também afirmou que o agricultor está segurado em caso de perda de colheita ou queda no preço do produto. “Se o agricultor perder a colheita, quando há seca ou enchentes, vai poder pegar até R$ 4 mil para se sustentar. E a dívida do banco vai ser zerada. Ampliamos também o Programa de Garantia de Preço da Agricultura Familiar, que vai ser usada para compensar as perdas quando o preço de um produto ficar abaixo daquilo que o agricultor gastou para produzi-lo. Quando isso acontecer, o governo vai dar um desconto do empréstimo”.

Olimpíada da Matemática

A presidente comentou ainda a Olimpíada da Matemática. “A matemática é base para todas as ciências. Está na engenharia, na física. Qualquer país que queira crescer tem de investir no conhecimento da matemática. Vou contar a história de Cocal dos Alves, no interior do Piauí. Ela é berço de campeões em competições de matemática. Recentemente entreguei medalhas a 500 alunos que participaram da Olimpíada de Matemática do ano passado. Catorze deles eram de Cocal dos Alves. Quatro conquistaram medalha de ouro. Um desses medalhistas, o José Márcio, é beneficiário do Bolsa Família”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições