Justiça determina fornecimento de remédios às vítimas do amianto

Justiça determina fornecimento de remédios às vítimas do amianto

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou à União, os estados do Rio de Janeiro e de Goiás e o município do Rio de Janeiro a fornecerem medicamentos às vítimas de doenças provocadas pelo contato com o amianto.

Na decisão, a juíza federal Regina Coeli Medeiros de Carvalho, titular da 18ª Vara Federal, avaliou que o fornecimento da medicação é necessário para garantir sobrevida às vítimas "com um mínimo de dignidade, devido ao ser humano".

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a exposição ao minério causa danos irreversíveis à saúde como tumores e doenças pulmonares. O Brasil tem a terceira maior mina de amianto do mundo, o parque industrial da Sama, localizado em Minaçu (GO).

A juíza entendeu como evidente o risco de lesão grave ou de difícil reparação em caso da falta de suprimento dos remédios necessários à garantia das condições de vida desses pacientes. A decisão atende parcialmente pedido da Defensoria Pública da União em ação pública movida contra a União e os estados do Rio de Janeiro e Goiás.

*Imagem ilustrativa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições