MENU

Lavagem de dinheiro é tema de encontro no Rio de Janeiro

Lavagem de dinheiro é tema de encontro no Rio de Janeiro

Atualizado: Terça-feira, 24 Agosto de 2010 as 9:57

A Associação e o Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro (Aberj/Sberj) promovem na próximo sexta-feira (27) o 6º Fórum Nacional de Prevenção a Crimes Econômicos. O evento terá como ponto central a palestra do especialista inglês em lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e crimes econômicos John Solomon. Ele é diretor de Investigação sobre Ameaças Financeiras da World-Check e membro da Unidade Anticorrupção Internacional da Polícia de Londres.  

Solomon vai falar sobre as recentes ameaças em termos de lavagem de dinheiro no mundo, métodos de lavagem pela internet e como a comunidade financeira pode evitar esses crimes. Segundo o especialista inglês, os bancos não conseguem evitar a circulação de dinheiro sujo devido à falta de informação adequada.

Entre US$ 1 trilhão e US$ 3 trilhões de dinheiro sujo circulam atualmente pelo mundo, segundo a Aberj/Sberj, com base em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Esses recursos seriam responsáveis pelo financiamento ao terrorismo e ao comércio de armas e drogas, entre outros crimes.

O evento será fechado ao público por tratar de operações sigilosas de lavagem de dinheiro. Está prevista a presença do presidente do Conselho de Controle de Operações Financeiras (Coaf), vinculado ao Ministério da Fazenda, Antonio Gustavo Rodrigues; e do delegado Carlos Eduardo Miguel Sobral, coordenador da política de repressão a crimes cibernéticos da Polícia Federal. Deverá participar também do evento o ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp.

veja também