Leão morre ao ser transferido de zoológico de Pouso Alegre para BH

Leão morre ao ser transferido de zoológico de Pouso Alegre para BH

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Um dos leões transferidos de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, para Belo Horizonte, chegou morto ao zoológico da capital mineira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o óbito foi constatado na noite desta quinta-feira (17). O animal, de nome Valentino, tinha 15 anos.

Para ser retirado da jaula, Valentino tomou doses de anestésicos e calmantes, e, logo em seguida, teve uma convulsão. O animal foi medicado e liberado pelo veterinário para viajar à capital mineira. Desde 2009, quando foi assinado um termo com o Ministério Público Estadual para desativação do zoológico de Pouso Alegre, o Ibama procurava um destino provisório para Valentino e o pai dele, Rambo, de 30 anos.

O Ibama informou que, para o transporte, os dois leões foram sedados. Durante o trajeto até Belo Horizonte, eles foram avaliados por um médico veterinário. Na úlitima parada, eles acordaram e estavam em bom estado, segundo o instituto, que acompanhou a transferência. 

A causa da morte é desconhecida. Segundo o Ibama, a necropsia vai ser feita na tarde desta sexta-feira (18), e o laudo deve ser divulgado em 30 dias. 

Desativação

Em 2005, a Prefeitura de Pouso Alegre tentou realizar alterações na estrutura do zoológico para que a unidade pudesse se adequar às exigências do Ibama, mas, em 2009, se comprometeu a fechar o local. O zoológico chegou a abrigar 180 animais de 32 espécies. O prazo para o remanejamento dos animais venceu em agosto de 2010.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições