MENU

Lenga-lenga ambiental marca lançamento de DVD de "Avatar"

Lenga-lenga ambiental marca lançamento de DVD de "Avatar"

Atualizado: Segunda-feira, 12 Abril de 2010 as 12

O domingo de James Cameron em São Paulo começou com ele plantando um pau-brasil no parque Ibirapuera e acabou com um bate-papo com a senadora Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde à Presidência.

O cineasta canadense, 55, responsável pelos dois filmes mais rentáveis da história do cinema, "Titanic" (1997) e "Avatar" (2009), estava na cidade para lançar o DVD e Blu-ray de seu longa mais recente, sobre aliens azuis que moram no planeta Pandora, uma floresta fluorescente ameaçada pelos homens. O lançamento nas lojas será em 22 de abril, Dia da Terra.

Cameron também não deu trégua no discurso "verde" ao conversar com jornalistas no mesmo dia, num hotel de luxo, ao lado da atriz Sigourney Weaver, do ator Joel David Moore e do produtor Jon Landau. Nesta semana, o diretor volta à Amazônia, onde esteve no final do mês passado para um fórum sobre meio ambiente.

Dessa vez, ele volta com a equipe. Eles vão visitar comunidades ao longo do rio Xingu, num tour de quatro horas dentro de uma canoa. A viagem faz parte de um plano de Cameron para sensibilizar os brasileiros a não construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, que irá prejudicar a população ribeirinha e índios caiapós.

"Vamos lá de novo para encontrar, da mesma forma que da primeira vez, com líderes indígenas. Esperamos chamar alguma atenção para o problema deles, ajudar a fazer com que eles tenham uma voz", disse Cameron.

O cineasta comprou a briga porque vê similaridades entre a luta das comunidades do Xingu com os aliens de Pandora, que têm sua floresta destruída por militares em busca de uma nova fonte de energia.

Cameron também defendeu a sustentabilidade e a reciclagem, numa aula que valeu até citar as mazelas do Congo: "Cinco milhões de pessoas morreram no Congo nos últimos dez anos como resultado direto ou indireto de conflitos ligados a minérios, para se conseguir essas coisas que vão em novos celulares, blackberries e tal. Precisamos repensar [...]"

Weaver e More também se engajaram. "Eu odeio beber água da garrafa", disse Weaver, fazendo uma careta. "Não compramos mais garrafa de água, compramos um filtro", disse Moore.

Nova versão de "Avatar"

Apesar do discurso sustentável, a equipe de "Avatar" não parece muito preocupada com o bolso do espectador.

O DVD e Blu-Ray que estão sendo lançados agora só irão trazer o filme, nada de extras. Ainda assim, o Blu-ray já é recorde no Brasil: 35 mil unidades foram compradas na pré-venda, de acordo com a Fox.

Os extras só chegam em novembro, quando será lançada uma caixa com cerca de quatro discos, incluindo um versão aumentada do filme com 35 minutos de cenas que ficaram de fora, disse Cameron.

"As duas viagens que fizemos ao Brasil serão incorporadas [nos extras], talvez num documentário, com a mensagem dramática dos moradores [da região do Xingu]", disse Cameron.

E tem mais. Além de todos os produtos de merchandising - como bonequinhos de plástico e cadernos escolares -, haverá ainda um terceiro lançamento em home vídeo, a ser anunciado em novembro, para o "Avatar" em 3D para televisão.

Por: Fernanda Exabella

veja também