MENU

Leptospirose assusta população de Itabúna

Leptospirose assusta população de Itabúna

Atualizado: Segunda-feira, 20 Setembro de 2010 as 10:34

Nos últimos três anos, o número de casos de leptospirose em Itabuna, no sul do estado, cresceu vertiginosamente.  Segundo levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2007 foram notificados sete casos e uma morte, todos confirmados pelo Laboratório Central de Salvador.

 Em 2008, ocorreram 11 casos e nenhuma morte, mas, em 2009, os registros subiram para 25, com seis mortes. Este ano, foram 22 casos, com cinco óbitos, dos quais três ainda esperam o resultado de exame. A doença é causada pela urina de rato, por conta da sujeira nas ruas, da precariedade das habitações e da falta de saneamento básico.

Exemplo da situação crítica de falta de saneamento foi o caso ocorrido na  casa de Maria José de Jesus, moradora na Rua H, bairro Nova Califórnia. Lá, os ratos passeiam no telhado, sobem nas camas e até no fogão. Segundo ela, os bichos saem dos esgotos e são tão grandes que mais parecem preás. “Outro dia, acordei com o choro de minha neta de cinco meses e vi que ela tinha sido mordida por um rato”, conta. Informações do A Tarde.

Postado por: Guilherme Pilão

veja também