Liga das escolas de SP divulga enredos e aplicativo de celular

Liga das escolas de SP divulga enredos e aplicativo de celular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Tecnologia e samba prometem caminhar juntos no carnaval de São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba firmou parceria para lançar em outubro um aplicativo para celular que permitirá acompanhar os bastidores das agremiações nesses meses que antecedem os desfiles de 2011. A ideia é que os torcedores, sambistas e todos os envolvidos no mundo da folia sigam quase em tempo real os passos das escolas.

A novidade, chamada “Carnaval Mobile 2011”, foi apresentada na noite desta quarta-feira (15) em um bar da Zona Oeste de São Paulo, onde os representantes das agremiações também revelaram seus sambas-enredo para o ano que vem. Presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira comemorou o projeto, que classificou como “inédito” no carnaval paulista.

“É uma ideia para deixar o sambista ligado o tempo todo. No celular, são disparadas mensagens e, quando ele vir que é da escola de samba de que gosta, vai ficar curioso e abrir para ver o que é”, apostou Ferreira. De acordo com ele, um dos maiores retornos com a tecnologia é atrair mais gente nos ensaios. O aplicativo foi desenvolvido pela CMF Midia. “Ele vai ter a ficha técnica das escolas, o calendário dos eventos, galeria de fotos e vídeos captados dos ensaios. Nossa ideia é cobrir só os bastidores, a preparação até o carnaval”, explicou Reinaldo Klein, um dos gestores do projeto. Segundo ele, o usuário poderá baixar o programa no seu celular por meio do site www.carnavalsp.com.br e tudo será gratuito a partir de 15 de outubro, quando a ferramenta estará em funcionamento.

Enquanto o samba esquentava a festa no Bar Brasil, na Barra Funda, um telão adiantava um pouco das informações que estarão no aplicativo. Klein garantiu que a tecnologia "tem a versão que mais se adequa ao celular" do usuário.

Sambas-enredo

Quinze escolas vinculadas à Liga - nove do Grupo de Especial e seis do Grupo de Acesso - lançaram na festa seus sambas-enredo (as sete agremiações restantes fazem parte da Super Liga, uma dissidência da Liga). A Rosas de Ouro, que se sagrou campeã neste ano, não quer dar chance ao azar e, para repetir a vitória, apostará no enredo "Abre-te Sésamo: a senha da sorte".

“Quem não quer ter sorte?”, brincou Angelina Basílio, presidente da Rosas de Ouro. Animada com a festa, ela prometeu levar para a avenida do samba “várias surpresas” e confessou estar mais supersticiosa. “Estou usando figa e fitinha da sorte.”

Entre as agremiações do Grupo Especial, a Mocidade Alegre escolheu como tema o mundo da fantasia com o enredo “Carrossel das ilusões”. A Unidos de Vila Maria contará a história “Teatro Amazonas Manaus em cena”. Já a Acadêmicos do Tucuruvi homenageará os nordestinos que chegaram em São Paulo: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo, a capital do Nordeste.”

O humorista Renato Aragão será o homenageado com o carnaval da X-9 Paulistana no enredo “De eterna criança e embaixador da esperança…Renato Aragão, Didi Trapalhão!” A Águia de Ouro falará sobre o gás – “Com todo gás! A Águia de Ouro é fogo!” Na Tom Maior, o enredo do carnaval de 2011 conta a história de São Bernardo do Campo, no ABC. “Salis sapientiae – uma história do mundo” é o tema da Nenê de Vila Matilde e a Unidos do Peruche desfilará no Anhembi os 100 anos do Teatro Municipal de São Paulo.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições