Limpeza de caixa d?água em prédios deve ser feita a cada seis meses

Limpeza de caixa d?água em prédios deve ser feita a cada seis meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O quadro “Meu condomínio tem solução”, do SPTV, desta quarta-feira (12), mostrou como deve ser feita a manutenção de caixas d’águas de prédios. A higienização dos reservatórios é uma obrigação do condomínio e a recomendação da Vigilância Sanitária é que a limpeza seja feita semestralmente para garantir a qualidade da água consumida pelos moradores.   A limpeza de uma caixa d’água leva, em média, meia hora. Geralmente, um prédio tem, no mínimo, quatro reservatórios e isso facilita o trabalho. Enquanto uma caixa é esvaziada, a outra garante abastecimento dos moradores. Caso não haja a higienização regularmente, a caixa d’água pode virar um depósito de bactérias e se transformar em agente transmissor de doenças.

Para evitar a falta d’água, a administradora deve elaborar um cronograma de manutenção, providenciar três orçamentos e encaminhar ao síndico que escolhe a empresa. Os moradores precisam ser avisados com antecedência para diminuir o consumo de água no dia da limpeza. O custo médio do serviço varia entre R$ 400 e R$ 500 para cada quatro caixas limpas.

Planejamento

Marta Batista Ferreira administra 238 famílias em um condomínio na Zona Norte de São Paulo. São sete prédios com oito andares e 32 apartamentos por bloco. Cada prédio possui quatro caixas d’água e, no total, são 28 reservatórios. Por isso, é preciso ter planejamento. De acordo com a síndica, a manutenção é feita a cada seis meses. “Nós chamamos três empresas, vemos se tem selo da Anvisa e consultamos o preço.”

Os moradores se programam nos dias de limpeza. A dona de casa aproveita para economizar, desliga a máquina e a louça acumula na pia. “Se a gente gastar pra lavar roupa, tomar banho exagerado, a água vai acabar. Então aproveito para descansar, é raro isso”, conta ela.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições