Linha 9 da CPTM ficará fechada por nove domingos

Linha 9 da CPTM ficará fechada por nove domingos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

A Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ficará fechada por nove domingos a partir deste final de semana (25) para trabalhos de manutenção. Segundo o presidente da companhia, Mário Bandeira, um dos objetivos das obras é diminuir as falhas na linha.

“O objetivo da intervenção das obras de modernização é aumentar a confiabilidade do sistema e reduzir as falhas que tem ocorrido nessa via nesses últimos meses”, disse o presidente ao SPTV nesta quinta-feira (22). “Não existe sistema sem falhas. O que nós não queremos é que as falhas tenham essa relação de proximidade”.

As obras são chamadas de "programa de modernização" da companhia e vão promover a substituição da fiação, postes, entre outros reparos. Os serviços não funcionarão por quatro domingos integralmente e por cinco domingos parcialmente. Nos dias de maior paralisação, os trens são funcionarão da 1h da manhã do domingo até as 4h da segunda.

Segundo Bandeira, cerca de 100 mil pessoas passam pela Linha 9–Esmeralda aos domingos. “O que nós vamos oferecer é um sistema de transporte com 40 ônibus, com 32 biarticulados e outros comuns, fazendo três 'loopings'. Um 'looping' de Grajaú até Santo Amaro, de Santo Amaro passando pela [Avenida Engenheiro Luís Carlos] Berrini até Pinheiros, de Pinheiros até [Vila] Leopoldina, na Linha 8. Tudo isso de forma gratuita para os usuários do sistema”, afirmou o presidente.

Falhas

Na manhã do dia 14 de março, um defeito no sistema elétrico fez os trens operarem com velocidade reduzida na Linha 9-Esmeralda. Os trens precisaram circular por uma única via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. Por causa do problema, a Linha 5-Lilás do Metrô, integrada com a CPTM, também operou com menor velocidade. Segundo a companhia, a falha da quarta afetou cerca de 30 mil usuários. A companhia negou falta de investimentos no sistema.

Por volta das 20h do mesmo dia, trens da Linha 9 voltaram a apresentar problemas. Uma composição que seguia para Osasco apresentou problema perto da estação Presidente Altino. Passageiros abriram as portas e desceram à linha férrea. Por segurança, a CPTM interrompeu a circulação de trens em toda a extensão da linha até que os passageiros fossem retirados dos trilhos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições