Últimos perdidos na Serra do Mar são resgatados

Últimos perdidos na Serra do Mar são resgatados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

Foram resgatadas no fim da manhã desta segunda-feira (11) as últimas seis pessoas que passaram o fim de semana perdidas no meio da Serra do Mar. Outras 24 pessoas foram retiradas da mata no domingo (10). Os integrantes do grupo que foram salvos nesta segunda passam bem e não têm ferimentos graves – eles sofreram apenas escoriações.

O grupo de 30 pessoas saiu de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, para fazer uma trilha de 15 km até Itanhaém, no litoral. Após se perderem, sem comunicação, tiveram que fazer uma fogueira para chamar a atenção da polícia.

O céu encoberto dificultou as buscas. As primeiras pessoas só foram localizadas quase 24 horas depois de terem entrado na mata. Por volta das 18h de domingo, o trabalho teve que ser suspenso porque começou a anoitecer. As buscas foram retomadas nesta manhã.

  As seis pessoas que permaneceram na mata por mais uma noite saíram do local indicado pela Polícia Militar para elas permanecerem. Por isso, as buscas demoraram mais do que o previsto nesta manhã.

Ao chegarem à base das equipes de resgate, as primeiras pessoas salvas contaram como foi enfrentar o frio, a chuva e a escuridão da floresta. “Nós dormimos lá nas pedras, né? Na beira da cachoeira. Acho que foi mais seguro para a gente e para todos, né? Resolvemos amanhecer o dia nas pedras”, contou um dos integrantes do grupo.

Para fazer esse tipo de trilha é preciso uma autorização do Parque Estadual da Serra do Mar, que não foi pedida pelo grupo. A direção do parque diz que o pedido não ia ser autorizado pois são permitidos grupos de no máximo oito pessoas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, é preciso planejamento, guias com experiência e equipamentos adequados para fazer esse tipo de caminhada em meio à mata.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições