Luc Besson dirigirá cinebiografia de Suu Kyi

Luc Besson dirigirá cinebiografia de Suu Kyi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

A vida de Aung San Suu Kyi, libertada há um mês após mais de sete anos em prisão domiciliar por lutar pela democracia em Mianmar, inspirou um filme biográfico que está sendo rodado na Tailândia pelo diretor francês Luc Besson, informou a imprensa local nesta quarta-feira (8).

O papel de Suu Kyi no filme, com título que pode ser traduzido para "Em Direção à Luz" e que deve chegar à França em 2011, será interpretado pela atriz Michelle Yeoh, que participou de "007 - O Amanhã Nunca Morre" e "O Tigre e o Dragão".

As primeiras cenas estão sendo filmadas em áreas rurais da fronteira entre a Tailândia e Mianmar, onde ficam os campos de refugiados que acolhem cerca de 150 mil birmaneses, a maioria das minorias étnicas do país.

Michelle, de 48 anos e nascida na Malásia, viajou esta semana a Yangun para se reunir em diversas ocasiões com a líder do movimento democrático birmanês e explicar a Suu Kyi a história do filme.

"As duas se parecem muito", disse à rádio "Free Ásia" o porta-voz da Liga Nacional pela Democracia (LND) e advogado da Nobel da Paz, Nyan Win.

Os encontros entre Suu Kyi e a atriz, segundo o diário "Bangcoc Post", foram organizados pelo filho mais novo da ativista, Kim Aris de 33 anos, que na terça-feira deixou Yangun após permanecer duas semanas ao lado de sua mãe, que não via há uma década.

Em 1995, o cineasta John Boorman dirigiu o filme "Além de Yangun", inspirado na onda de violência e repressão após as manifestações realizadas sete anos antes pelos ativistas birmaneses para exigir a democracia.

Suu Kyi, de 65 anos e considerada um símbolo da democracia em Mianmar, viveu em cativeiro 15 dos últimos 21 anos em sua casa em Yangun.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições