Lula afirma que não indicará nomes para o governo de Dilma

Lula afirma que não indicará nomes para o governo de Dilma

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta (3) que não pediu para que nomes de seu ministério fossem mantidos no próximo governo, da presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo ele, "a continuação é da política e não das pessoas".

Dilma esteve pela manhã no Palácio do Planalto e desceu junto com o presidente para conceder uma entrevista coletiva. Foi a primeira vez que Lula se manifestou após a vitória de Dilma no segundo turno da eleição, no último domingo.

"O governo da Dilma tem que ser a cara e a semelhança da Dilma. É ela e somente ela que pode dizer quem ela quer e quem ela não quer. Somente ela é quem pode dizer aos partidos aliados se concorda ou não com as pessoas. E somente ela e os partidos aliados é que irão construir a coalizão", afirmou.

Lula afirmou que dará exemplo de como deve se comportar um ex-presidente. "Na minha cabeça funciona a seguinte tese: rei morto, rei posto", declarou. Ele disse que somente dará conselhos se isso for solicitado. De acordo com o presidente, Dilma vai "montar o time" e ele vai "ficar na arquibancada, sem corneta".

O presidente afirmou que, durante a montagem do ministério, as especulações são frequentes e nem sempre os nomes aventados na mídia se confirmam.

"Eu tenho a exata sensação da montagem de um governo. Você levanta pela manhã, você vê um jornal e tá lá a foto de uma pessoa que você nunca pensou em colocar no governo. É um samba maluco, alucinante de informações. Possivelmente, alguém passa para vocês [imprensa], alguém vaza ou alguém tem interesse que alguém não seja e já começa a queimar", declarou.

Economia

O presidente afirmou que a sucessora terá condições de "pisar um pouquinho mais no acelerador" devido à situação de estabildade do país e também porque Dilma, segundo ele, sabe o que fazer.

"Ela ajudou a colocar esse carro em marcha, ele não está na garagem. Os pneus estão calibrados, o motor está regulado, o carro está andando a 120 km por hora. Ela, se quiser, pode pisar um pouquinho mais no acelerador e chegar a 140 km, 150 km. Ela não tem por que brecar esse carro. Só tem que dirigir com muita responsabilidade e olhar bem as curvas. Não passar quando tiver duas faixas ali, amarelas, sabe que não pode passar", declarou.

Segundo o presidente, Dilma "aprendeu na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e no governo em que ela foi chefe da Casa Civil que em economia não existe mágica. Não existe ninguém capaz de tirar da cartola um coelhinho que vai fazer as coisas acontecerem como se fosse um milagre. É seriedade. E isso ela tem de sobra".

Lula afirmou que já está elaborado o planejamento na área de infraestrutura, do qual a própria Dilma foi coordenadora. "Ela agora tem que pensar em outras coisas, no que ela vai ter que fazer acontecer a mais neste país, para que a gente não perca este momento mágico que vive este Brasil, para que a gente não perca este momento excepcional que vive a economia".

2014

Para o presidente, é "temerário" considerar a hipótese de voltar a se candidatar em 2014 porque ele está terminando o mandato com um elevado índice de aprovação e isso iria gerar uma expectativa "muito grande".

Ele negou que vá adotar medidas impopulares para facilitar o trabalho de Dilma no início do mandato. Segundo Lula, o atual governo vai "fazer o que tem de fazer" para entregar a administração à presidente eleita de forma que ela tenha "tranquilidade" para governar.

Lula afirmou que a presidente eleita terá de conversar com representantes de todos os partidos, sem distinção. Segundo ele, o Congresso "é a cara" da sociedade brasileira.

No início da entrevista, Lula agradeceu ao povo brasileiro pela eleição de Dilma. "Os meus agradecimentos ao povo brasileiro pelo seu comportamento mais uma vez altamente democrático", disse.

Depois de Lula, a presidente eleita falou com a imprensa e disse que terá as áreas de saúde e educação como prioridade. Dilma disse também que o salário minimo deve ter um aumento no ano que vem. "Salário mínimo deve estar acima de R$ 600 no fim de 2011".

Por: Nathalia Passarinho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições