MENU

Lula bate recorde de viagens pelo país em 2010

Lula bate recorde de viagens pelo país em 2010

Atualizado: Quarta-feira, 29 Dezembro de 2010 as 9:59

Ao investir pesado na eleição de Dilma Rousseff e incluir na agenda uma série de eventos de despedida do Planalto, o presidente Lula bateu seu recorde de viagens nacionais em 2010.

Com as visitas que fará hoje ao Ceará e à Bahia, as últimas em seus oito anos de mandato, Lula completará 670 dias em deslocamentos pelo país, sendo 106 deles apenas neste ano.

Até então, a maior série havia ocorrido em 2008, com 98 dias de agendas nacionais fora de Brasília. Em 2006, quando priorizou as viagens de campanha, o petista teve apenas 74 dias em deslocamentos oficiais pelo Brasil.

Mas foi mesmo em 2010 que o Aerolula voou como nunca, em especial no segundo semestre.

Nesses seis meses, Lula criou as chamadas "agendas casadas", com eventos oficiais durante o dia e comícios de campanha à noite ao lado de sua candidata à sucessão.

O volume de viagens também avançou por conta dos eventos de despedida do Planalto. Só em dezembro foram 16 dias fora de Brasília.

Entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, a vantagem do petista é folgada, segundo levantamento da Folha em dados da Presidência e do Instituto FHC.

Enquanto o tucano cumpriu 407 dias em viagens nacionais, o petista atingiu 670, o equivalente a pouco mais de 22 meses em inaugurações, lançamento de obras, visitas a exposições ou apenas para ter contato com a população ou se afastar de crises de Brasília.

Na distribuição regional dos deslocamentos, porém, Lula e FHC estão próximos. Ambos privilegiaram o Sudeste, colocaram o Nordeste logo atrás e deixaram Norte e Centro-Oeste na rabeira.

veja também